(34) 3313.8569    |   (11) 4512.3446   |   (34) 3312.3643

TECNOLOGIA E SEGURANÇA

As novas tecnologias têm sido fonte de inovação em inúmeros segmentos de atuação pelo mundo inteiro. A segurança do trabalho não é exceção – na verdade, utilizar a tecnologia a serviço da promoção da integridade dos trabalhadores pode ser um investimento de extrema importância para reduzir de forma significativa os acidentes de trabalho e os gastos associados a eles.
O progresso rápido na criação e adaptação de tecnologias modernas e inovadoras vem rendendo diversos projetos experimentais. Cientistas trabalham em equipamentos com características nunca antes vistas, como luvas de proteção altamente resistentes a condições normalmente perigosas, como cortes e temperaturas extremas. Outro projeto, desenvolvido por uma startup americana, pretende produzir um capacete munido de sensores e com exibição de imagens interativas que oferecem uma série de informações úteis para o funcionário.
No contexto geral, a segurança do trabalho ainda dá os primeiros passos para inserir tecnologias mais inovadoras nos equipamentos de uso comum, mas tudo indica que o futuro reserva novidades muito interessantes e que poderão representar uma diferença marcante no setor, contribuindo para uma menor quantidade de lesões, afastamentos por acidentes de trabalho e mesmo morte de funcionários.

- Grupo MEPI