(34) 3313.8569    |   (11) 4512.3446   |   (34) 3312.3643

FISCALIZAR PELA SEGURANÇA

Como já sabemos, a Norma Regulamentadora número 6 (NR6) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) indica que os empregadores devem disponibilizar gratuitamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos seus funcionários, em perfeito estado de conservação e funcionamento, incluindo ainda os acessórios de higiene como toucas e luvas, no caso de segmentos como a indústria de limpeza e alimentação.
No entanto, vale ressaltar que a legislação não se limita a orientar a necessidade de fornecer os equipamentos: de acordo com o MTE, os empregadores devem ainda fiscalizar e exigir que os trabalhadores façam o uso correto dos EPIs, e é esse um dos grandes motivos que levam a punições das empresas brasileiras. Em muitas situações, os supervisores entregam rigorosamente os equipamentos, mas não existem medidas eficazes no sentido de assegurar que os funcionários realmente os utilizam corretamente.
Assim, este é mais um dos desafios enfrentados pelo mundo da segurança do trabalho no Brasil, que ainda tem dificuldades para acompanhar a tendência mundial de investir mais em segurança e no bem-estar dos trabalhadores.

- Grupo MEPI