(34) 3313.8569    |   (11) 4512.3446   |   (34) 3312.3643

EVOLUINDO E APRENDENDO

A função do técnico em segurança do trabalho vem evoluindo de forma significativa no decorrer dos últimos anos. A cultura e iniciativa de praticar a segurança no dia a dia das empresas é um conceito relativamente novo e, por isso, as competências exigidas desse profissional não são as mesmas de décadas atrás.
Quando começaram a ser introduzidos no mercado de trabalho, os especialistas em segurança do trabalho desenvolviam funções de monitoramento das operações das empresas, analisando as atividades com o objetivo de identificar potenciais riscos e ameaças para a segurança dos colaboradores.
No entanto, hoje em dia, cada vez mais é exigido desses profissionais que sejam comunicativos e dispostos a participar ativamente da gestão das organizações, já que a segurança, aliada ao bem-estar e qualidade de vida dos funcionários, é vista como algo a ser praticado todos os dias. Assim, o técnico em segurança do trabalho torna-se um acumulador de funções, capaz de ensinar os membros de uma empresa a adotar comportamentos mais seguros, analisando estatisticamente os riscos de acidente e ainda participando dos setores jurídicos das empresas.

- Grupo MEPI