(34) 3313.8569 - MATRIZ    |   (11) 4512.3446 - FILIAL   |   (34) 3312.3643 - LOJA EPI

Ergonomia: otimizando a produção e prevenindo problemas

Segurança é um assunto que engloba praticamente todos os setores das nossas vidas, concorda? Hoje, por exemplo, vamos falar de um assunto muito importante, mas ainda pouco comentado nas empresas: a ergonomia.
A função da ergonomia é a otimização das condições de trabalho humano, visando uma otimização da produção de uma empresa e a saúde e conforto do trabalhador.
O projeto ergonômico serve para a prevenção ou solução de acidentes ocupacionais ou doenças, que podem afetar a produtividade, se tratando de processos, postos de trabalho ou de equipamentos. Porém, talvez devido à falta de profissionais devidamente qualificados ou por simples falta de informação, o ramo da ergonomia não está sendo totalmente explorado no Brasil. A finalidade mais comum para se utilizar um projeto ergonômico no país é para corrigir problemas já diagnosticados, quando na realidade eles podem ser evitados. Especialistas defendem que projetar na concepção, ao contrário da correção, é mais eficaz e ideal para a economia da empresa, já que riscos e gastos extras poderiam ser impedidos. Entretanto, não se pode fugir dos principais preceitos da ergonomia, onde ambos os tipos de projeto têm seu devido valor. Mas, convenhamos, é bem melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?