(34) 3313.8569    |   (11) 4512.3446   |   (34) 3312.3643

COMO REDUZIR O RISCO DE ACIDENTES DE TRABALHO

O elevado número de acidentes de trabalho acarreta consequências significativas em diversos aspectos. A mais importante, claro, é a perda de vidas e lesões graves que acontecem todos os dias. Em seguida, surgem os prejuízos financeiros – a cada 7 minutos, a Previdência Social gasta o equivalente a R$ 1,00 em decorrência de acidentes de trabalho (de profissionais com registro), a maioria envolvendo ferramentas, máquinas e outros equipamentos.
Levando em consideração que foram registrados mais de 25 mil acidentes, apenas entre 2015 e 2016, o retrato do prejuízo humano e financeiro que essas ocorrências provocam fica mais claro – e assustador.
Mas, afinal, qual é a solução para este problema? A filosofia da gestão de empresas está passando por mudanças importantes relacionadas ao posicionamento dos gestores – cada vez mais, eles têm uma participação ativa nos processos de segurança e monitoramento das atividades diárias das organizações, o que ajuda a prevenir acidentes.
Outra ferramenta importante para esse fim é investir em tecnologia. Equipamentos mais sofisticados são capazes de proteger a saúde e o bem-estar dos trabalhadores em circunstâncias de risco, e treinamentos diferenciados ajudam a evitar completamente a ocorrência dessas situações.

- Grupo MEPI