(34) 3313.8569    |   (11) 4512.3446   |   (34) 3312.3643

AS ORIGENS DA SEGURANÇA DO TRABALHO

A proteção dos trabalhadores e o esforço para mantê-los seguros durante as suas atividades nem sempre foram preocupações existentes na sociedade. Embora vários países já fizessem tentativas de estabelecer legislações nesse sentido desde o século XVII, foi apenas em 1802, na Inglaterra, que surgiu a primeira lei de segurança do trabalho, que proibia jornadas de trabalho superiores a 12 horas diárias.
No entanto, foi o Brasil que se tornou pioneiro nessa missão e, em 1919, foi criada a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Mais tarde, em 1943, foi implementada a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Desde então, várias leis importantes foram aprovadas no nosso país que vêm melhorando a situação de segurança dos trabalhadores brasileiros, embora o cenário atual esteja longe do ideal. Conceitos como a Sipat (Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho) e as Cipas (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), bem como regulamentações sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) estão entre as principais.

- Grupo MEPI